![]() |
Aidan Dwyer |
Canindé de São Francisco/SE - Quando se investe em educação os resultados não podem ser diferente. A educação é porta de entrada para o mundo do saber e é esse conheciento que provoca as transformações através de pessoas como o Aidan Dwyer cuja a invenção é a de coletar energia solar da maneira mais simplista possivel.
Adeval Marques

Segundo informação do próprio Museu, os painéis solares do dispositivo estão colocados em forma de ramos de árvore e dispostos de acordo com a sequência de números de Fibonacci. É indicado para áreas urbanas onde o espaço para colocar painéis horizontais planos e a luz solar directa não são fáceis de encontrar.
A inspiração para o desenvolvimento deste colector solar surgiu numa caminhada por uma zona montanhosa do Estado de Nova Iorque, EUA. Ao reparar como as árvores eram um elemento em evidência no meio do manto de neve branca, Aidan Dwyer percebeu que a disposição em espiral dos ramos de árvore respeita um padrão conhecido como Sequência de Números de Fibonacci. Assim, o rapaz questionou-se se esse padrão corresponderia a uma forma eficiente de captar a luz solar, de que dependem as árvores.
Para testar a sua hipótese, o jovem cientista construiu dois colectores solares constituídos pelo mesmo número de painéis para os comparar. Um imitava os ramos de uma árvore e o outro era uma superfície plana composta por painéis colocados lado a lado.
O rapaz construiu dois colectores com o mesmo número de painéis para os comparar
Os resultados revelaram que o colector-árvore gerou entre 20 a 50 por cento mais electricidade, dependendo da época do ano considerada.
Aidan Dwyer percebeu então que o padrão Fibonacci permite às árvores acompanhar o movimento do sol no céu de forma a captar energia solar continuamente durante o dia, o que não é possível como os painéis dispostos lado a lado com uma mesma orientação.
Segundo o jovem, “o design da árvore ocupa menos espaço que um conjunto de painéis planos e funciona em locais que não estão virados a Sul. Capta mais luz solar no Inverno e a sombra e o mau tempo não o danificam porque os painéis não são planos. Até tem melhor aspecto porque se parece com uma árvore”.
O inventor afirma ainda que o seu sistema é ideal para as cidades.
“Este tipo de design pode funcionar bem em áreas urbanas onde o espaço e a luz solar directa podem ser difíceis de encontrar”, sublinha.
Este concurso é destinado a crianças americanas entre os sete e os 12 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário