Rodrigo, Isaak Sandes e Vereadores de Canindé (Foto, Adeval Marques) |
Canindé de São Francisco/SE – “Fica instituído no município de Canindé de São Francisco O Dia do Ciclista”. Foi com essa frase que o presidente do Legislativo Municipal de Canindé, Joselildo Almeida (Pank), decretou, através de aprovação unânime dos Vereadores, que o da fará parte do calendário muncipal. É lei.
Adeval Marques
Rodrigo fazendo uso da tribuna emocionado. (Foto, Adeval Marques) |
Ao usar a Trubuna da Câmara Municipals de Canindé de São Francisco e explicar falar sobre a sua intenção de criar o Dia do Ciclista de Canindé Josué Rodrigo dos Santos se emocionou diante de um plenário cheio de pessoas comuns, manifestantes da classe dos professores e autoridades, dizendo "para fazer o evento eu amasso latinha o ano todo e vendo outros materias que podem ser reciclados e assim junto o dinheiro e faço o evento, tem algumas pessoas que mim ajudam, mas, é muito pouco..." Não se conteve e emocionou-se depois de usar o tempo de 20 minutos concedido pela casa.
Vereador Edimilson da Agrovila e Juarez Ventura. (Foto, Adeval Marques) |
Há seis anos chegava em Canindé de São Francisco Josué Rodrigues dos Santos se instalando com o seu pequeno empreendemento com o nome de Hamburgueria Mister X. Após um ano, Seu Rodrigo, como gosta e é conhecido pela sociedade Canindeense, fez um time de futebol de salão com jovens de 15 e 16 anos onde o nome era “Mister X” que participou de várias competições municipais. No mesmo ano, 2006, ele cria um movimento com jovens em forma de passeata ciclistica denominada de “Mistér Byke” que acontece no último domingo do mês de novembro e sempre leva um tema para reflexão da sociedade e em especial para o jovem. Nunca foi registrado uma fatalidade, qualquer ato que fosse de natureza polêmica ou que merecesse ser abominada pela sociedade. O Mistér Byke é uma passeata que convida a sociedade a refletier sobre questões polêmicas, adiantemos.
Povo prestigia ao ato (Foto, Adeval Marques) |
Após seis anos consecutivos de Mister Byke o evento é levado até o Legislativo Municipal em forma de PL-`rojeto de Lei onde reivindica que este seja inserido no calendário do município como “Dia do Ciclista de Canindé de São Francisco” e, por unânimidade, é aprovado garantindo a esse apoio logístico por parte do Executivo Municipal. Trocando em miudos a prefeitura apoiará a passeata com acompanhamento de ambulância, reservando espaços públicos tais como: Campo Estadual, quadra ou gináziio de esportes, clube e outras estruturas para que este aconteça em consonância com a lei e a ordem pública. Nada mais justo, pois trata-se de um evento como outro de natureza social, assim como já existe o campeonato municipal, estudantil, 1o. de maio, festas de São João, natal e etc.
O intuíto do evento, segundo Rodrigo, “é o de promover uma consciência mais crtitica no jovem em relação ao uso indiscriminado das drogas, o meio ambiente, o desarmamento e outros mais que iremos fazer a cada ano”. Em 2006 o tema era: “Mistér Byke pela Paz”, 2008 “Mistér Byke pela Paz II”, 2009 “O Planeta está Doente”, 2010 “O Planeta está em Chama: Haverá Paz um Dia?” e, com exclusividade do Revista Canindé, em 2011 “Mistér Byke: Esperança Viva”. O ano de 2008 não houve o evento devido as condições de logísticas que são requeridas.
O evento vem crescendo e o número de jovens mais que duplicou. Para esse ano de 2011, os preparativos já estão sendo executados e as atrações, ao que tudo indica, promete ser a melhor de todas que já aconteceram. Um fato importante é o de que várias pessoas de expressão na sociedade estão aderindo e uma nova comissão organizadora, a convite de Rodrigo, está sendo criada onde estes novos atores tem um nível profisional e poder de discernimento maior e isso será revertido em none do evento e da construção na mensagem a ser enviada a sociedade.
Presidente Joselildo Almeida (Pank) (Foto, Adeval Marques) |
O evento já se justifica só pelo fato de ser um dia de lazer para a juventude de Canindé e a sociedade de um modo geral. A questão das drogas, lícitas ou não, tão presente na sociedade atual deve ser prevenida e combatida. Os temas sobre meio ambiente, educação, lazer cidadania, armas e tantos outros devem e precisam ser trabalhados com a finalidade de termos uma nova ideia e consciência enquanto agentes transformador do mundo em que vivemos e vamos deixar para as gerações futuras. É um momento de luz para Canindé e que toda a sociedade e os poderes devem apoiar, assim como fez os Parlamentares de Canindé, pois quem ganha é a sociedade onde eu, você e nossos filhos estão inseridos. Ainda pode ter gente que não acredite, porém, o Dia do Ciclistica de Canindé foi criado através de Projeto de Lei No. 003/2011 e o esse dia deve ser inserido no calendario municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário